quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Diferença


Das muitas coisas que nós seres humanos ouvimos, todas por mais que não nos lembremos, elas ficam registradas em nosso cérebro, memória RAM. Que nos possibilita através de boas experiências, ou más a abrir janelas ligth ou janelas killers, a única certeza, segundo Augusto Cury, na inteligência multifocal é de que podemos somente reeditar as nossas memórias, e nunca deletá-las, eu aprendi isso lendo um de seus livros - "Nunca desista dos seus sonhos". Mas, dentre tantos livros seus, Augusto Cury descreve os relatos.
Augusto cury é um psiquiatra magnífico que nos passa histórias, palavras que tocam o mais íntimo de meu ser, com seus livros pude me defrontar muitas vezes, e a amar as pessoas no modo que elas são. Expondo minhas ideias, e não impondo-as, como fazia; Cury, em todos os seus livros nos traz a história de Jesus - o seu maior líder. Através de Jesus podemos ver o quanto somos amados, o quanto Deus é Deus e eu sou o adorador, de uma maneira poética e sensível, ele fala de um modo simples e sofisticado sobre as atitudes, gestos de ousadia que o Líder dos líderes teve.

Bem, vou citar um trecho de seu livro.

"Certa vez uma mulher foi pega em adultério. Arrancaram-na da cama e arrastaram centenas de metros. (...)
Jesus estava dando uma aula tranquila na frente do templo. Havia uma multidão ouvindo. Ele lhes ensinava que o ser huano tem um inestimável valor, que a arte da tolerância é a força dos fortes, que a capacidade de perdoar está diretamente relacionada á maturidade das pessoas. Suas ideias revolucionavam o pensamento humano, por isso começou a ter muitos inimigos. Trouxeram-lhe uma mulher adúltera. A intenção era apedrejá-lo juntamente com ela, usá-la como isca para destrui-lo.
Ao chegarem com a mulher, a multidão ficou perplexa, destilando ódio, comentavam que ela fora pega em adultério. E qual era a sentença dela.
Se Jesus dissesse: - "Que seja apedrejada".
Ele livraria a sua pele, mas destruiria seu projeto transcendental, ou se Jesus dissesse:
- "Não a matem!"
Ele e a mulher seria apedrejados, pois ia contra a tradição deles. Diferente do que muitos pensam a 1ª frase que Jesus disse não foi: -"Quem não tem pecado atire a primeira pedra".

Essa foi a 2ª resposta. A 1ª foi o não dar resposta, foi o silêncio. (...)
Só o silêncio pode conter a sabedoria quando a vida está em risco.
Nos primeiros 30 segundos de tensão cometemos os maiores erros de nossas vidas. Ferimos quem mais amamos. Por isso o silêncio é a oração dos sábios. Para o Mestre dos Mestres, aquela mulher, ainda que desconhecida, pobre, esfolada, rejeitada publicamente, era a mais importante do que todo o ouro do mundo, tão valiosa como a mais pura das mulheres. Era uma jóia raríssima, que tinha sonhos e por isso valeria a pena correr riscos para resgatá-la. (...)
Ao optar elo silêncio, Jesus optou por pensar antes de reagir. (...)
O silêncio de Jesus deixou todos perplexos, levando cada um diminuir a raiva, da tensão oxigenando a racionalidade deles. (...)
Jesus chama a adúltera de mulher, coloca-a um status nobre, o de um ser humano. Ele nem quiz saber com quantos homens ela dormiu. Jesus deixa bem claro que a oessoa é maior que os seus próprios erros.
Jesus compreendeu logo falando dos acusadores, e que se ninguém julgara ela, talvez ele fosse a única pessoa que tivesse condições de julgá-la, mas não o fez.
Jesus disse mais: - "Vá e refaça seus caminhos".
Essa frase acaba com os alicerces da psicologia, psiquiatria e da filosofia. Ele não a fez escrava, a fez Livre."

(Livro - "A ditadura da beleza e a revolução das mulheres" - páginas 96,97,98,99 e 100 com adaptação).

Nenhum comentário: