terça-feira, 22 de junho de 2010

Esperar


Estou aqui no meu trabalho pensando incessantemente sobre ESPERAR EM DEUS, e não poderia ficar sem ao menos rascunhar alguma coisa por aqui. Esperar em Deus é um ato de fé, uma certeza daquilo que ainda não se vê.
Como posso esperar, como posso ter a certeza sem ao menos ver?
Sem ao menos ter alguma garantia de que isso irá acontecer, de que realmente posso confiar de todo o meu coração na pessoa de Jesus Cristo?
Como posso esperar sem ter medo, sem ficar ansiosa?
Como posso esperar algo sem tê-lo em minhas mãos?
Como posso esperar em Deus, e não ficar pré-ocupada?
Como?
São essas perguntas que mais aterrorizam as mentes e os corações dos que esperam em Deus. Uns esperam emprego, outros a cura de alguma doença, esperam o namorado, esperam o resultado da prova da OAB/SP, que esperam seus filhos arrumarem um emprego, que esperam uma faculdade na vontade de Deus, que esperam e esperam com toda a confiança que uma criança tem em seu pai. Esperam já com a certeza de que aquilo que se pediu será, e de tão forte que é já está concedido.
Pode ser empolgação? Pode ser uma vontade de abandonar tudo e nem se pré-ocupar com os nossos problemas que muitas vezes, fomos nós mesmos os causadores de todo o 'CAOS'.
De certo modo um ato IRRESPONSÁVEL de nossa parte.
Eu te digo que não.
Pois, os que esperam em Deus são os que mais são colocados á prova; para assim confiarem Naquele que se deu na cruz por amor á você.

Esperar em Deus é uma ação. Nada de braços cruzados, e sim de joelhos dobrados.


Bem, esse foi um desabafo de uma mulher que espera em Deus, e que resolve se despojar de tudo diante de Deus.



Beijos, vou trabalhar!

'Basta confiar, saber esperar e Ele agirá'.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Liberdade


Quantos de nós já não tivemos uma imensa vontade de sair voando


Vamos falar sobre liberdade? Parece encantador pensar em ser livre como um pássaro, não é mesmo?

Quantos de nós já não tivemos uma imensa vontade de sair “voando” por aí, vendo-nos livres das responsabilidades, das dificuldades, daquilo que nos aflige, daquela prova que não queremos fazer, daquela decisão que não queremos tomar ou, simplesmente, ser livre para não seguir regras de casa, dos pais, da sociedade.

Mas será que tudo é permitido? Nossa referência é da liberdade enquanto poder, ou seja, daquele desejo de ultrapassar limites e nesse sentido, quanto menos limites, restrições e regras, tanto maior é sensação de liberdade sentida pela pessoa. Porém, isso é uma visão distorcida do verdadeiro ser livre. Esta passagem bíblica nos traz esta recordação: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (cf. I Cor 6,12).

Não é possível negar uma realidade que sempre impõe regras a serem respeitadas e delas dependem a convivência saudável de uma comunidade. Assumir suas escolhas, analisar as possibilidades e observar os caminhos disponíveis de forma consciente são atos de liberdade; de liberdade responsável, especialmente, quando, de fato, tomamos um posicionamento definido.

O não escolher já é uma escolha. Porém, as escolhas podem ser mais ou menos conscientes. Quando ela não é clara para o homem, quando os motivos não estão explicitados, a escolha transforma-se em condenação – pois de qualquer maneira haverá uma escolha.

Liberdade é própria do homem; quando podemos ser livres nessas escolhas nos colocamos em papel de responsáveis pelos atos e pelas consequências destes. Fugindo e deixando que os outros pensem por nós, decidam por nós, ou ainda que atribuamos a responsabilidade para o outro, isso também é um ato livre, mas, talvez, não o mais consciente.

Ser livre é assumir responsabilidade por cada momento de seu viver, cuidando de suas escolhas da maneira mais autêntica possível, encarando os desafios e a angústia de estar lançado em um mundo que não oferece nenhum tipo de garantia de sucesso ou felicidade. Essas conquistas irão depender da maneira como cada um constrói seu caminho para a realização de seus projetos e como cada um de nós assume o projeto de liberdade responsável em nossas vidas, conduzindo nossa existência, porque ”Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”.

Foto

Elaine Ribeiro
psicologia01@cancaonova.com
Elaine Ribeiro, colaboradora da Comunidade Canção Nova, formada em Psicologia Clínica e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas

16/06/2010 - 08h11

"Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!" (Sl 30)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Sentimentos


'O Senhor abre as comportas do céu para derramar todas as possibilidades porque Ele é o Deus do impossível, e Ele tem um jeito próprio para agir, um jeito carinhoso e amoroso, às vezes demora um pouquinho mas se sabemos viver bem esse tempo, esperando n´Ele, a alegria da recompensa enche a alma e nos faz mais fortes.
Para fazer a experiência é preciso acreditar, somente isso, ter fé.
Esse é o caminho…'

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sentimentos


"O amor é paciente, o amor é bondoso.
Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" -
I Co 13: 4-7

Salmo 15

Hoje vamos meditar um salmo que nos traz a CONFIANÇA no nosso DEUS.



Salmo 15

“Guardai-me ó Deus, porque em vós procuro refúgio, digo a Deus: Sois o meu Senhor, fora de vós não há felicidade para mim.

Quão admirável tornou Deus o meu afeto para com os santos que estão em sua terra.

Senhor, vós sois a minha parte da herança e meu cálice; vós tendes nas mãos o meu destino.

Bendigo o Senhor porque me deu conselho, porque mesmo de noite meu coração me exorta. Ponho sempre o senhor diante dos meus olhos, pois ele está sempre à minha direita; não vacilarei.

Por isso meu coração se alegra e minha alma exulta, até meu corpo descansará seguro, porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso santo conheça a corrupção.

Vós me ensinareis o caminho da vida, há abundância e alegria junto de vós e delícias eternas à vossa direita”.

Rezemos juntos:

Senhor, Deus de amor, bondade e misericórdia, tu és Senhor para mim refúgio e proteção.

Diante das tribulações de minha vida, das dores e das tragédias, encontro sempre consolo em ti, tu és meu escudo e minha cidadela.

Entrego-te tudo o que tenho vivido e passado, os tormentos, as dúvidas, os questionamentos e a até mesmo minha falta de fé(entregue tudo agora nas mãos do Senhor).

Pois se te tenho ao meu lado, não vacilarei jamais!

Glórias a ti Senhor!


'Quanto mais o homem se afasta de Deus, mais se aproxima do seu nada´.
(São Tomás de Aquino)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sentimentos


Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.

Pitágoras

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como achar a pessoa certa para mim?




(Texto retirado do site da Canção Nova, escrito por Eliana Ribeiro)




"Primeira coisa (eu sempre falo isso!) tenho certeza de que o melhor caminho é buscar a Deus em primeiro lugar e tudo o mais lhe será dado em acréscimo! Há muitas moças, muitas jovens, que sempre me escrevem e me perguntam: “Será que este é o homem da minha vida? Será que vou encontrá-lo! Ah! Acho que não quero me casar…” E assim por diante.

Eu acredito que se você busca a Deus em primeiro lugar, na oração, no serviço, na comunidade, na sua paróquia, no seu dia-a-dia, rezando um terço, consagrando tudo a Nossa Senhora, tendo uma vida íntegra, na família, tendo uma vida saudável, tendo amigos, saindo à noite em ambientes saudáveis, divertindo-se, isso tudo contribui para que você encontre a pessoa certa!

Muitos pensam: “Ah! Eu quero encontrar um homem de Deus, então, tenho que viver somente na igreja”. Não, não é isso! Você tem de viver sua vida, você é livre! E vivendo sua vida, buscando a santidade, buscando a Deus, em primeiro lugar – tenha certeza de que o Senhor vai falar em seu coração, vai providenciar e vai lhe indicar os caminhos certos – ou para você se casar ou para ser uma celibatária, uma pessoa consagrada em uma comunidade ou em congregação.

Deus vai lhe falar, mas o mais importante é que Ele deve estar sempre em primeiro lugar, e tudo o mais Ele vai lhe dar por acréscimo! Não tenha dúvida, mesmo que demore um ano, dois, três, sete anos, como foi em meu caso, pois, demorou sete anos para o Fábio entrar em minha vida! Não importa, o que importa é que você esteja buscando a Deus em primeiro lugar, e nos momentos de tristeza Ele vai vir em seu socorro e no momento certo a pessoa vai aparecer.

Eu costumo citar muito a história da Marlene da nossa comunidade, que casou recentemente com o Fábio. Eles estão na missão de São Paulo. Ela deve ter uns 39 anos, entrou junto comigo na comunidade. A gente tem uma história muito bonita, nós pensávamos que seríamos celibatárias, porque nas nossas orações vinha-nos imagens de noivas e achávamos que era consagração a Deus, como celibatárias em uma comunidade, mas passou um tempo e o Fábio entrou na minha vida e mais um pouquinho, outro Fábio entrou na vida dela.

Tudo tem um tempo certo quando a gente busca a Deus e dá tudo a Ele. Nós queríamos ser celibatárias e Deus nos acrescentou, nos deu por acréscimo nossos maridos.

Seja Bem vindo Espírito Santo


Vem Espírito Santo de Deus...