sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Jejuar


Todos podem fazer jejum Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. Todos podem jejuar sem que isso lhes faça mal; pelo contrário, lhes faça bem.
Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não conseguirão fazer.
Existem várias modalidades de jejum (Jejum da Igreja, Jejum a pão e água, Jejum à base de líquidos, Jejum completo). Vou apresentar-lhes o Jejum da Igreja.
Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa.
Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim. Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo pelo qual é prescrito a toda a Igreja.
O básico desse tipo de jejum é que você tome café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição. Você escolhe essa refeição – almoço ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, aquela que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades.
Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.
O conceito de jejum não exige que você passe fome. Em suas aparições em Medjugorje, a própria Nossa Senhora o repetiu várias vezes. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer.
O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, é você não comer nada além dessas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de “beliscar”, de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer “uma coisinha”. Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.
Para quem é indisciplinado – e muitos de nós o somos -, isso é jejum, e dos “bravos”! Nesse tipo de jejum, não se passa fome. Mas como “a gente” se disciplina; como refreia a gula! E é essa a finalidade do jejum.
Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram o jejum. Se for necessário leite para tomar os medicamentos, o jejum também não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios – e tomá-los corretamente.




(Trecho extraído do livro “Práticas de Jejum” de monsenhor Jonas Abib)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Dunga - Tranfiguração



O mundo quer desfigurar meu viver.
Trazendo os meus olhos ao que vai perecer
Mas Deus me convida ao monte subir,
Para que de seus planos eu não venha a desistir.
Toda vez que oro eu me sinto feliz.
E me arrependo do que errado eu fiz.
Sua força invade todo meu viver,
Transfigurando todo o meu ser.
Eu quero entrar nesta nuvem Senhor,
Sentir seu amor tomando conta de Mim.
Ouvir sua voz me dizendo assim.
A tenda eu fiz e é o seu coração,
É só viver pensando em mim.
Imagem e semelhança templo onde eu quis morar,
Se come o meu Corpo e bebe o meu Sangue.
Em mim pode se transformar.

Chegandoooooo...Faltam 7 horas e Meia


10º Retiro de Carnaval ... H-O-J-E


Chegou...hoje começa o 10º Retiro de Carnaval!!

O céu e os infernos te disputam neste tempo de carnaval.


A verdade é exatamente essa, não só no tempo de carnaval, mas em todos os tempos. Onde a arte se confunde com o pecado e o pecado se confunde com a arte.
O diabo é um viciado em querer imitar o que Deus faz. Deus faz algo muito bonito e ele quer fazer caricatura daquilo, e faz tão bem parecido que muitas vezes nos engana.
Como por exemplo: Eu não posso negar que a beleza plástica do carnaval brasileiro é muito bonita, o desfile de escola de samba, as fantasias, aquela batucada com aqueles instrumentos é muito bonito. Tecnicamente falando, é maravilhoso de se ver.
Mas nestes dias de carnaval se corre um grande perigo de perder o sentido da vida, porque nós nos encontramos em um contexto, onde o inferno vai querer te penetrar misturando com a beleza plástica do carnaval, com situações concretas de pecado - pecado que nos leva à prostituição, à violência, à violência no trânsito, violência das facas e das balas, ao homossexualismo e à drogadição.

Cabe a nós decidirmos para que lado vamos pender. A quem nós iremos ouvir: a Deus ou ao seu inimigo, o Diabo? E para falar a verdade nós sabemos discernir o que é melhor para nós.


A natureza, a criação anseia, espera ansiosamente pela revelação dos filhos de Deus, você é filho de Deus! Chegou a nossa hora! Confirme a sua escolha por Deus!
(texto tirado http://www.cancaonova.com/

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Medalha de São Bento e Sua História



Senhor, abre meus lábios e minhaboca anunciará teu louvor.

(Salmo 50, 17; Regra beneditina, capítulo 19, 1)


Explicação do anvers


Nas antigas medalhas aparece, rodeando a figura do santo, este texto latino em frase inteira: Eius in obitu nostro presentia muniamur. "Que a hora de nossa morte, nos proteja tua presença". Nas medalhas atuais, freqüentemente desaparece a frase que é substituída por esta: Crux Sancti Patris Benedicti, ou todavia, mais simplesmente, pela inscrição: Sanctus Benedictus.



Explicação do reverso



  • Em cada um dos quatro lados da cruz: C. S. P. B. Crux Sancti Patris Benedicti. Cruz do Santo Pai Bento.


  • Na vertical da cruz: C. S. S. M. L. Crux Sacra Sit Mihi Lux. Que a Santa Cruz seja minha luz.


  • Na horizontal da cruz: N. D. S. M. D. Non Draco Sit Mihi Dux. Que o demônio não seja o meu guia.


  • Começando pela parte superior, no sentido do relógio: V. R. S. Vade Retro Satana. Afasta-te Satanás - N. S. M. V. Non Suade Mihi Vana. Não me aconselhes coisas vãs - S. M. Q. L. Sunt Mala Quae Libas. É mau o que me ofereces - I. V. B. Ipse Venena Bibas. Bebe tu mesmo teu veneno.


Na parte superior, em cima da cruz aparece a palavra PAX e nas mais antigas IESUS


~ História da medalha de São Bento ~


Sem dúvida a medalha de São Bento é uma das mais veneradas pelos fiéis. A ela se atribuem poder e remédio, seja contra certas enfermidades do homem e animais, ou contra os males que podem afetar o espírito, como as tentações do poder do mal. É freqüente também colocá-la nos cimentos de novos edifícios como garantia de segurança e bem-estar de seus moradores.


A origem desta medalha se fundamenta em uma verdade e experiência do cunho espiritual que aparece na vida de São Bento tal como a descreve o papa São Gregório no Livro II dos Diálogos. O pai dos monges usou com freqüência do sinal da cruz como sinal de salvação, de verdade, e purificação dos sentidos. São Bento quebrou o vaso que continha veneno com o sinal da cruz feito sobre ele. Quando os monges eram perturbados pelo maligno, o santo mandava que fizessem o sinal da cruz sobre seus corações. Uma cruz era o selo dos monges na carta de sua profissão quando não sabiam escrever. Tudo isso não faz mais que convidar seus discípulos a considerar a santa cruz como sinal benfeitor que simboliza a paixão salvadora do Senhor, porque se venceu o poder do mal e da morte.
A medalha tal como hoje a conhecemos, remonta ao século XII ou XIV ou talvez a uma época anterior de sua história. No século XVII, em Nattenberg, na Baviera, em um processo contra umas mulheres acusadas de bruxaria, elas reconheceram que nunca haviam podido influir malignamente contra o mosteiro beneditino de Metten porque estava protegido por uma cruz. Feitas, com curiosidade, investigações sobre essa cruz, descobriram que nas paredes do mosteiro estavam pintadas várias cruzes com algumas siglas misteriosas que não puderam ser decifradas. Continuando a investigação entre os códices da antiga biblioteca do mosteiro, foi encontrada a chave das misteriosas siglas em um livro do século XIV. Assim sendo, entre as figuras aparece uma de São Bento segurando com a mão direita uma cruz que continha parte do texto que se encontrava só em suas letras iniciais nas hastes das cruzes pintadas nas paredes do mosteiro de Metten, e na esquerda portava una bandeirola com a continuação do texto que completava todas as siglas até àquele momento misteriosas.
Muito mais tarde, já no século XX, foi encontrado outro desenho em um manuscrito do mosteiro de Wolfenbüttel representando um monge que se defende do mal, simbolizado numa mulher com uma cesta cheia de todas as seduções do mundo. O monge levanta contra ela uma cruz que contém a parte final do texto. É possível que a existência de tal crença religiosa não seja fruto do século XIV senão muito anterior.


O papa Clemente XIV, em março de 1742, aprovou o uso da medalha que havia sido tachada anteriormente, por alguns, de superstição. Dom Gueranger, liturgista e fundador da Congregação Beneditina de Solesmes, disse que o costume de a imagem de são Bento aparecer com a santa Cruz, confirma a força que esse poder obteve em suas mãos. A devoção dos fiéis e as muitas graças obtidas por ela é a melhor mostra de seu autêntico valor cristão.


~ Imagem de São Bento ~





Na igreja de um mosteiro beneditino, não pode faltar a imagem de seu “fundador”, Bento de Nursia, (480-547 ?), patriarca dos monges do Ocidente. Esta bonita imagem deve ter sido esculpida na última metade do século XVII por Pedro González Velázquez ou por Juan Antonio Villabrille y Ron. O santo veste o hábito de amplas mangas típica da Congregação de Valladolid, a que pertenceu o Montserrat até a dissolução da mesma, no século XIX; também mostra os restantes atributos com os que podemos identificar as imagens de são Bento: o báculo abacial, e o livro da Regra beneditina.



© Mosteiro de Montserrat, Madri, Espanha.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Frio na Barriga

Caramba já é terça, mas não passa rápido! Mas, eu aguento a ansiedade, eu me controlo.
Retiro de Carnaval chegando...nessa sexta ás 18:30. Estarei na Quinta já no Seminário. Arrumando o refeitório, enfeitando. E, moorrendo de ansiedade...me contorsendo de curiosidade de tuuuudo. Mas qunado estiver lá dentro com minha "pequena" mala, estarei mais tranquila...Até então Muito ANSIOSA E COM UM FRIO HORRÍVEL NA BARRIGA...

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Pensamentos e Pensadores


"A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre."

Clarice Lispector

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Discernimento



O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias.
A Bíblia diz em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.” O discernimento é essencial para o crescimento espiritual. A Bíblia diz em Hebreus 5:14 “Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.” O discernimento é para os humildes. A Bíblia diz em Salmos 25:9 “Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho.” As coisas espirituais são discernidas espiritualmente. A Bíblia diz em 1 Coríntios 2:13-14 “As quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Carpe Diem - Colha seus dias!!

Aproveite ao máximo. Mas, com Discernimento!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

10º Retiro de Carnaval - Conchas


Tá chegando o 10º Retiro de Carnaval - Conchas. Dia 20-24/02/2009 -$55,00.

Baile Estilo= Gala.



Prepare-se para essa Vibe meoirmão!!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009